Descrição
Pedal potenciômetro de gás CITROEN C5 PEUGEOT 407
Com dorminhoco de controle de cruzeiro – kickdown
Testado – todos os valores OK
O pedal do acelerador Citroën Peugeot Bosch 1601Q4 é uma peça original com potenciômetro de gás integrado e interruptor de controle de cruzeiro (kickdown), destinado aos carros Citroën e Peugeot. É um pedal do acelerador eletrônico que detecta com precisão a posição do acelerador e a converte em um sinal elétrico para a unidade de controle do motor. Graças a isso, garante uma regulação suave da potência do motor, uma função correta do controle de cruzeiro e uma marcha lenta estável.
Este pedal do acelerador é especialmente adequado para os modelos Citroën C5 e Peugeot 407. É testado, todos os valores estão dentro da norma, por isso está pronto para montagem imediata em substituição a uma peça não funcional ou com erro reportado. Uma manifestação típica de um defeito no pedal original é uma flutuação nas rotações, uma perda repentina de reação ao acelerador ou a luz do motor acendendo e entrando em modo de emergência.
Informações técnicas:
Fabricante: Bosch
Modelo: pedal do acelerador eletrônico com sensor (potenciômetro) e interruptor de controle de cruzeiro – kickdown
Códigos de produto (OEM/fabricantes):
– 9650341780
– 0280755012
–F00C3E2429
Números adicionais/substituições de PSA:
– 1601T4
– 1601Q0
Uso:
– Citroën C5 (motores e anos selecionados)
– Peugeot 407 (motores e anos selecionados)
O pedal do acelerador Bosch 1601Q4 é adequado como substituição direta da peça original onde existe uma marcação idêntica. Um pedal que funcione corretamente garante uma aceleração segura e previsível, melhor conforto de condução e reduz o risco de modos de emergência causados por uma detecção incorreta da posição do acelerador.
Recomendações de instalação:
– Sempre desconecte a bateria do veículo antes da instalação para evitar danos aos componentes eletrônicos.
– Desmonte o pedal original incluindo o conector com cuidado, sem danificar a fiação e as alças plásticas.
– Verifique o estado do conector (limpeza, oxidação, pinos danificados). Em caso de sujeira, limpe os contatos com um spray de contato adequado.
– Monte o pedal novo nos pontos de fixação originais e aperte os parafusos de acordo com o torque recomendado pelo fabricante do veículo.
– Insira o conector firmemente até o máximo para garantir um bom contato elétrico.
– Depois de conectar a bateria, ligue o motor e pressione gradativamente o pedal do acelerador várias vezes ao longo de toda a autonomia para que a central “lê” os novos valores (adaptação por meio de diagnóstico pode ser necessária para alguns carros).
– Após a montagem, é aconselhável realizar diagnósticos – apagando erros antigos e verificando os valores atuais do pedal nos blocos de dados da central.
– Se o veículo apresentou vários erros relacionados ao pedal antes da substituição, verifique também a cablagem entre o pedal e a unidade de controle do motor.








